Formulários

ATENÇÃO

Devido à pandemia de Covid 19, os documentos deverão ser solicitados para o e-mail: colgradce@direito.ufmg.br, com o formulário e o comprovante de pagamento da guia de recolhimento devidamente preenchidos.

A Secretaria emitirá o documento dentro do prazo informado no formulário.

As informações específicas de cada formulário estão no respectivo link:

Solicitação de Documentos – Atestados, Certidões e Históricos

Este formulário deve ser impresso, preenchido e entregue à Seção de Ensino juntamente com comprovante de pagamento da taxa (R$ 5,00 (cinco reais) por documento; valores superiores podem ser pagos no mesmo boleto, não havendo necessidade de um boleto para cada documento). Por exemplo, se a solicitação for de 02 documentos, o pagamento será de R$ 10,00 (dez reais).

Os prazos para entrega dos documentos estão especificados no formulário.

ATENÇÃO: O documento pronto somente será entregue ao interessado ou ao seu procurador (a procuração pode ser um documento simples e ficará na Seção de Ensino).

Para gerar a GRU – Guia de Recolhimento da União Clique Aqui ou acesse https://gru.direito.ufmg.br e clique no link emitir GRU da opção 13.
Observação: A GRU é paga exclusivamente no Banco do Brasil.

Inscrição para Colação de Grau

O aluno que tem previsão de formatura para o final do semestre em curso, deve preencher este formulário, anexar os documentos exigidos e entregar à Seção de Ensino no prazo estipulado no calendário acadêmico.

Prazo: Disponível no calendário acadêmico vigente no semestre.

Documentos: A relação dos documentos necessários estão no próprio formulário.

Solicitação de Diploma

Após ter Colado Grau o interessado poderá solicitar seu diploma através deste formulário, que deverá ser devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou seu procurador a ser entregue à Secretaria de Ciências do Estado.

Documentação: está informada no próprio formulário.
Prazo para requerimento: Não tem.
Prazo para entrega do diploma: Não tem, porém, normalmente fica pronto em 12 meses.

ATENÇÃO: O Diploma devidamente registrado somente será entregue ao interessado ou ao seu procurador.

NÃO SERÁ COBRADA NENHUMA TAXA PARA EMISSÃO E REGISTRO DA 1º VIA DO DIPLOMA.

Trancamento Total de Matrícula – somente pelo SIGA
Disciplinas Isoladas

Processada a matrícula dos alunos do Curso de Graduação em CIências do Esatdo da UFMG, bem como dos alunos de outros cursos da UFMG interessados em cursar disciplinas integrantes da matriz curricular do curso de Ciências do Estado como eletivas ou formação complementar, serão apuradas as vagas remanescentes, que poderão ser ofertadas à comunidade em geral, como disciplinas isoladas, conforme a Resolução 10  de 02/06/2009- Regulamenta a matrícula em disciplinas isoladas.

Procedimentos para matrícula em disciplina isolada
Formulário para matrícula em disciplina isolada
FORMULÁRIO DE ACG

Resolução sobre ACG clique aqui.

RECIBO DE ACG

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

A elaboração e defesa de monografia final de curso são partes integrantes e obrigatórias do Curso de Graduação em Ciências do  Estado e serão realizadas conforme a Resolução nº 03.

O aluno deve utilizar a ata disponível aqui e, na data designada para a defesa. Após as defesas, o aluno deverá entregar a ata de defesa imediatamente à Secretaria de Ciências do Estado.

MARCAÇÃO DE DEFESA

INDICAÇÃO DO ORIENTADOR(A)

MUDANÇA DE ORIENTADOR(A)

RECIBO TCCII E TCCIII

Marcação de Defesa (defesa remota)

Marcação de Defesa (defesa remota)

Requerimento de Licença Maternidade
REQUERIMENTO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

Conforme a Resolução CEPE Nº 06/2019, o aluno que cursou disciplinas realizadas em outras instituições de ensino superior, nacionais ou internacionais poderão solicitar o aproveitamento de estudos (dispensa de disciplina).

Critérios para solicitar o aproveitamento de estudos:

I – protocolizar o requerimento de aproveitamento de estudos, no máximo, até o segundo período letivo no período estipulado no Calendário Acadêmico da UFMG;

II – haver correspondência entre a(s) atividade(s) cursada(s) em outra instituição de ensino superior e a atividade acadêmica curricular constante do percurso curricular a que se vincula o (a) requerente e para a qual se solicita o aproveitamento;

III – ter concluído a atividade antes da data de ingresso do(a) requerente na UFMG;

IV – não ter sido o (a) requerente reprovado (a) na atividade acadêmica curricular ofertada pela UFMG para a qual requer aproveitamento de estudos.

O aproveitamento de estudos realizados em outras instituições de ensino superior, no âmbito de mobilidade acadêmica nacional ou internacional, em período concomitante ao de formação do(a) estudante no curso de graduação dar-se-à conforme disposto no art. 48 das Normas Gerais de Graduação.

Informações adicionais:

A dispensa de realização de atividades acadêmicas curriculares, não poderá ultrapassar 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do percurso de vinculação do estudante à UFMG; No caso de solicitação de dispensa em disciplina(s) que o aluno estiver matriculado recomenda-se que o mesmo continue frequentando a(s) disciplina(s) até que obtenha resposta de seu(s) requerimento(s);

No caso de solicitação de dispensa em disciplina(s) que o aluno estiver matriculado recomenda-se que o mesmo continue frequentando a(s) disciplina(s) até que obtenha resposta de seu(s) requerimento(s);

O aproveitamento de estudos por equivalência não será considerado para o cálculo de NSG (Nota Semestral Global);

O aluno deverá consultar o deferimento de sua solicitação no Sistema Acadêmico “SIGA UFMG” em “MINHAS OCORRÊNCIAS”

Como solicitar:

1. Preencher o formulário aqui  informando as disciplinas para as quais se pretende dispensa;

2. Anexar a ementa da disciplina (carimbada e autenticada pela Instituição de origem da disciplina; na impossibilidade de apresentar a ementa carimbada, a instituição de origem poderá enviar e-mail (exclusivamente via e-mail institucional)  atestando a autenticidade da ementa apresentada;

3.  Anexar o histórico escolar (emitido pela instituição onde foi cursada a disciplina).

Informações adicionais:

É imprescindível que o formulário  seja enviado em pdf editável ( permitindo a  assinatura da coordenação ), por e-mail exclusivamente para o endereço eletrônico:

Colocar no assunto: Nome completo e número de  matrícula

O aluno deverá acompanhar pelo extrato de integralização o lançamento dos requerimentos deferidos. Somente os requerimentos indeferidos serão comunicados por e-mail ao aluno.

4. Toda a documentação relacionada deve ser enviada, em pdf, por e-mail para o endereço eletrônico: . Deverá ser encaminhado um único arquivo em pdf contendo histórico, anexos em separado contendo a ementa de cada disciplina cursada, e o formulário em pdf editável em um arquivo individual da mesma forma.

Caso o formulário seja totalmente preenchido, não continuar em uma segunda página. Enviar um segundo formulário em separado com as disciplinas restantes a serem dispensadas.

Formação Complementar Aberta e/ou Formação Livre

Informações Adicionais:

No curso de Ciências do Estado, o aluno pode optar, para integração da grade curricular, entre os seguintes percursos:

I – Bacharelado com formação livre (FL) ;

II – Bacharelado com formação complementar aberta e formação livre (FCA +FL)

O aluno deve integralizar a grade curricular cumprindo todas as seguintes atividades: 

I – 189 créditos (2.835 h/a) em disciplinas obrigatórias;

II – 10 créditos (150 h/a) em disciplinas optativas do currículo do curso de bacharelado em Ciências do Estado;

III – 16 créditos (240h/a) em atividades acadêmicas curriculares eletivas, sendo que 12 créditos 180 h/a) de formação complementar aberta e 4 créditos (60 h/a) de formação livre.

Os 12 Créditos (180 h/a) referentes à formação livre devem ser cumpridos em atividades acadêmicas curriculares de livre escolha do aluno, em qualquer curso de graduação da UFMG, conforme o plano de estudos definido em conjunto com o Orientador acadêmico e aprovado pelo Colegiado de Graduação em Ciências do Estado.

Os 4 créditos (60 h/a) referentes à formação livre devem ser cumpridos em atividades acadêmicas curriculares de livre escolha do aluno, em qualquer curso de graduação da UFMG, de forma avulsa.

Formação Livre

São disciplinas que não estão no grupo de disciplinas obrigatórias nem de optativas do curso. Estas disciplinas pertencem a outros cursos da UFMG (anteriormente eram denominadas “disciplinas eletivas”). 

São disciplinas oferecidas em outros cursos e/ou unidades acadêmicas que podem ser escolhidas pelo aluno, de acordo com a oferta e disponibilidade de vagas. 

Na configuração atual do curso de Ciências do Estado o aluno deve cursar, no mínimo, 60 horas/aula em atividades de formação livre que correspondem a 4 créditos.

Formação Complementar Aberta

A Formação Complementar Aberta permite ao aluno ampliar a sua formação em qualquer campo do conhecimento, com base estritamente em seu interesse individual. 

O aluno pode escolher, para tanto, disciplinas de qualquer curso de graduação da UFMG, ou seja, disciplinas que não estão no grupo de disciplinas obrigatórias nem de optativas do seu curso. 

Contudo, na FCA essas disciplinas devem ser escolhidas segundo um recorte de área de conhecimento complementar à formação em Ciências do Estado e possuírem conexão conceitual com o campo de Ciências do Estado. 

Além disso, o aluno deverá ter um professor orientador que o auxiliará a propor um plano de estudos para a sua formação em um campo do conhecimento complementar e com conexão conceitual à sua formação em Ciências do Estado. O plano de estudos para a Formação Complementar aberta deverá ser autorizado pelo Colegiado do Curso. 

No curso de Ciências do Estado, para obter o certificado em formação complementar, o aluno deverá cumprir uma carga horária mínima de 180 horas (12 créditos) em atividades acadêmicas curriculares dos cursos de graduação já existentes na UFMG.

  • A proposta deve ser discutida com o orientador acadêmico do aluno.
  • O aluno deverá solicitar também a orientação de um professor da área da formação complementar.
  • A proposta deve ter uma carga horária mínima de 180 horas (12 créditos) mas, recomenda-se incluir um número maior de disciplinas, pois a sua efetivação depende da existência de vagas.
  • Deve ser anexado um Plano de Estudos com uma justificativa clara do objetivo da formação complementar e sua conexão conceitual com a área de Ciências do Estado.
  • Devem ser anexadas ao Plano de Estudos as ementas das disciplinas propostas
  • Não poderão ser incluídas disciplinas de pós-graduação.

Formação Transversal

As Formações Transversais são atividades acadêmicas que abordam temáticas de interesse geral visando incentivar a formação de espírito crítico e de visão aprofundada em relação às grandes questões do país e da humanidade. O conjunto de Formações Transversais constitui um espaço comum de formação para todos os cursos de graduação da UFMG.

Uma Formação Transversal tem as seguintes características:

  • É formada por um conjunto de disciplinas que compõem um ‘mini-currículo’, abordando uma temática específica.
  • Sua carga horária total é de pelo menos 360 horas-aula.
  • Suas disciplinas são registradas normalmente no histórico escolar. O estudante que concluir uma Formação Transversal terá direito a um certificado próprio da formação.
  • São abertas a estudantes de todos os cursos de graduação da UFMG.
  • Podem ser utilizadas para integralizar a carga horária de Formação Complementar Aberta prevista nos cursos de graduação, a critério dos respectivos Colegiados.
  • As disciplinas de uma Formação Transversal também podem ser cursadas de forma avulsa, para a integralização de créditos de Formação Livre.

Para se matricular nas disciplinas das Formações Transversais, o estudante deverá apresentar sua solicitação durante a terceira fase da matrícula (matrícula em disciplinas de formação livre).

Atividades Complementares

Atividades Complementares são atividades extracurriculares desenvolvidas pelos estudantes para ampliar os horizontes de sua formação, de forma a incluir atividades formativas desenvolvidas junto a públicos diversificados (diferentes dos colegas de curso), ministradas por especialistas diversificados (para além dos docentes de seu curso), em espaços coletivos nos quais a dinâmica do conhecimento seja trabalhada com conteúdo e formato diferentes daqueles adotados em sala de aula.

REQUERIMENTO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINA ELETIVA

AUTORIZAÇÃO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINA ELETIVA

ACERTO DE MATRÍCULA
Requerimento ao Colegiado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTÁGIO

 

 

 

 

Horário de Aulas

Contato

Horário de atendimento: 10:00 –  20:00
Telefone: 3409-8705/8653
Email: colgradce@direito.ufmg.br