OPORTUNIDADE DE BOLSA DE ESTUDOS

GRUPO EME SELECIONA 2 BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO

Tem interesse por política e direitos humanos? Gostaria de trabalhar com jovens? Quer conhecer a carreira acadêmica na área da comunicação?

Então você pode ser bolsista do EME!

Corra que estão abertas até dia 9 de março (às 12h) as inscrições para a seleção de dois (2) estudantes de graduação para integrarem a equipe do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME) da UFMG. As bolsas são para desenvolver atividades de iniciação científica, apoio técnico e divulgação científica.

Convidamos estudantes dos cursos de comunicação, educação, ciências sociais, psicologia, gestão pública, direito, administração, história, dentre outros, a se inscreverem.  

PERFIL DAS VAGAS

Os dois bolsistas realizarão atividades gerais de iniciação científica, que envolvem: leitura e fichamento de textos, auxílio em revisões bibliográficas, participação nos projetos de pesquisa, atuação no trabalho de campo com jovens estudantes da rede pública, auxílio na mediação de oficinas temáticas e grupos de discussão, transcrição de entrevistas, codificação e análise de dados. Além disso, deseja-se que um dos bolsistas selecionados atue auxiliando nas atividades de apoio técnico e o outro nas atividades de comunicação e divulgação científica.

– Apoio técnico

Auxílio em gestão de projetos, logística do grupo de pesquisa, compras, prestação de contas, relatórios, acompanhamento de bolsas e recursos, organização de documentos e materiais. Auxílio aos demais bolsistas e pesquisadores.

– Divulgação científica

Atualização do site e das mídias sociais do grupo, produção de vídeos e de conteúdo multimídia, redação e edição de textos, postagens de materiais, elaboração de material gráfico, acompanhamento das atividades do grupo, divulgação na universidade e fora dela, auxílio na organização de eventos, produção e apresentações de slides.

SOBRE O EME

O EME dispõe de uma sala ampla e agradável na Fafich, com computadores, mesa de reunião, internet, softwares e outros recursos de ponta adequados para a realização das atividades de pesquisa, além de uma infraestrutura que facilita a rotina (ou as refeições) na universidade. Nela os estudantes interessados em pesquisar temas vinculados ao campo da comunicação política compartilham seus conhecimentos e habilidades em uma atmosfera estimulante, pautada pelo trabalho em equipe. As nossas atividades são diversificadas e os estudantes e pesquisadores que integram o grupo se envolvem no que têm mais afinidade e interesse, participando das reuniões do grupo, de parcerias internacionais (com pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte – EUA e da Universidade de Mannheim – Alemanha), dos projetos de pesquisa em andamento, do planejamento de atividades, do trabalho de campo, das codificações e análises de dados e das discussões de textos. Por trabalhar com temáticas e projetos multidisciplinares, o EME conta com pesquisadores e estudantes de diversos cursos, especialmente vinculados às ciências humanas e sociais.

SOBRE A SELEÇÃO

– Prazo das inscrições: de terça-feira, dia 06/08, até sexta-feira, dia 09/08, às 12h

– Divulgação dos pré-selecionados para entrevista: segunda-feira, dia 12/08, até 12h*

– Entrevistas: 12/08 – a partir das 14h, na sala 1031 da Fafich.

– Formulário para inscrição: https://forms.gle/4P4CHDJctttwYsd3A

– Após preencher o formulário, enviar PDF de Histórico escolar com RSG e do currículo Lattes** para: deliberacaonaescola@gmail.com (Colocar no campo do assunto “SELECAO BOLSISTA”). Só serão aceitos documentos enviados até 14h do dia 11 de março de 2019.

– Informações detalhadas no site: https://grupoemeblog.wordpress.com/   

* Será divulgada por e-mail uma lista com os candidatos classificados para a entrevista e os respectivos horários. Todavia, todos os candidatos classificados devem estar à disposição para a entrevista no dia 12/08, às 14h.

** Se você ainda não cadastrou seu currículo na Plataforma Lattes do CNPq, pode fazer isso neste link http://lattes.cnpq.br/

Saiba mais sobre o grupo EME e sobre as vagas no link:  https://grupoemeblog.wordpress.com

 

SOBRE OS NOSSOS PROJETOS

– Deliberação em escolas públicas: criando capacidades deliberativas

Este é o maior e mais desafiador projeto realizado pelo EME. Envolve testar se é possível ensinar habilidades de deliberação para jovens estudantes de ensino médio e quais seriam os métodos mais eficazes para isso. O intuito estimular que jovens estudantes aprendam, pratiquem e se tornem multiplicadores da deliberação para a solução de conflitos e para estimular discussões democráticas sobre questões controversas. O projeto é realizado com cerca de 500 estudantes de escolas públicas de Minas Gerais e do Pará, por meio de grupos de discussão, jogos e oficinas de treinamento de capacidades deliberativas envolvendo professores e alunos. Para tal, o EME criou um material didático inédito e inovador, que vem sendo utilizado pelo projeto e futuramente poderá ser usado por outras escolas em outras regiões do país.

– Sistema deliberativo e mídias interconectadas

Tem por objetivo analisar debates em fóruns de instituições governamentais, fóruns de entidades cívicas, em redes sociais e na arena dos media sobre temas controversos, tais como aborto, redução da maioridade penal, Plano Nacional de Direitos Humanos, Comissão da Verdade, redução da tarifa de transportes urbanos, modelo de educação de surdos e autonomia das mulheres para decidir sobre o parto.

– Metodologias de Análise da Deliberação em Diferentes Mídias

Partindo da premissa de que os debates sobre questões controversas se espraiam por diferentes veículos e gêneros midiáticos, o projeto examina as contribuições de procedimentos metodológicos, como análises de enquadramento, de argumentos e pacotes interpretativos, nos debates mediados.

– Peer Instruction

Peer Instruction, ou Instrução por pares, é um método de ensino criado pelo professor Eric Mazur, da Universidade de Harvard, em 1990, diante dos desafios da docência. A motivação para a construção do método, segundo Mazur, é o fato de haver grande risco de aulas expositivas se transformarem em monólogos, reproduzir o que está nos textos e gerar passividade e desmotivação nos alunos. Aqui na UFMG o EME foi responsável por introduzir tal método em algumas disciplinas do curso de comunicação. Desse modo, as aulas se tornam menos expositivas e passam a envolver mais os alunos, que discutem e tentam descobrir conjuntamente as respostas para algumas questões complexas apresentadas pelas disciplinas. O projeto envolve a preparação de um banco de textos, exemplos e questões, de modo que a cada aula haja interação que permita aos alunos aprenderem por meio de leitura, reflexão, exemplos concretos e respostas a questões conceituais.

Em caso de dúvidas, fale com a gente:

deliberacaonaescola@gmail.com

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