Aproveitamento de Estudos

REQUERIMENTO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

 

Conforme a Resolução CEPE Nº 06/2019, o aluno que cursou disciplinas realizadas em outras instituições de ensino superior, nacionais ou internacionais poderão solicitar o aproveitamento de estudos (dispensa de disciplina).

Critérios para solicitar o aproveitamento de estudos:

I – protocolizar o requerimento de aproveitamento de estudos, no máximo, até o segundo período letivo no período estipulado no Calendário Acadêmico da UFMG;

II – haver correspondência entre a(s) atividade(s) cursada(s) em outra instituição de ensino superior e a atividade acadêmica curricular constante do percurso curricular a que se vincula o (a) requerente e para a qual se solicita o aproveitamento;

III – ter concluído a atividade antes da data de ingresso do(a) requerente na UFMG;

IV – não ter sido o (a) requerente reprovado (a) na atividade acadêmica curricular ofertada pela UFMG para a qual requer aproveitamento de estudos.

O aproveitamento de estudos realizados em outras instituições de ensino superior, no âmbito de mobilidade acadêmica nacional ou internacional, em período concomitante ao de formação do(a) estudante no curso de graduação dar-se-à conforme disposto no art. 48 das Normas Gerais de Graduação.

Informações adicionais:

A dispensa de realização de atividades acadêmicas curriculares, não poderá ultrapassar 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do percurso de vinculação do estudante à UFMG; No caso de solicitação de dispensa em disciplina(s) que o aluno estiver matriculado recomenda-se que o mesmo continue frequentando a(s) disciplina(s) até que obtenha resposta de seu(s) requerimento(s);

No caso de solicitação de dispensa em disciplina(s) que o aluno estiver matriculado recomenda-se que o mesmo continue frequentando a(s) disciplina(s) até que obtenha resposta de seu(s) requerimento(s);

O aproveitamento de estudos por equivalência não será considerado para o cálculo de NSG (Nota Semestral Global);

O aluno deverá consultar o deferimento de sua solicitação no Sistema Acadêmico “SIGA UFMG” em “MINHAS OCORRÊNCIAS”

Como solicitar:

1. Preencher o formulário aqui  informando as disciplinas para as quais se pretende dispensa;

2. Anexar a ementa da disciplina (carimbada e autenticada pela Instituição de origem da disciplina; na impossibilidade de apresentar a ementa carimbada, a instituição de origem poderá enviar e-mail (exclusivamente via e-mail institucional)  atestando a autenticidade da ementa apresentada;

3.  Anexar o histórico escolar (emitido pela instituição onde foi cursada a disciplina).

Informações adicionais:

É imprescindível que o formulário  seja enviado em pdf editável ( permitindo a  assinatura da coordenação ), por e-mail exclusivamente para o endereço eletrônico:

Colocar no assunto: Nome completo e número de  matrícula

O aluno deverá acompanhar pelo extrato de integralização o lançamento dos requerimentos deferidos. Somente os requerimentos indeferidos serão comunicados por e-mail ao aluno.

4.  Deve ser enviado um arquivo de PDF por disciplina contendo o histórico a ementa da disciplina cursada e o formulario em PDF editável. Toda a documentação relacionada deve ser enviada, por e-mail para o endereço eletrônico: colgradce@direito.ufmg.br

Caso o formulário seja totalmente preenchido, não continuar em uma segunda página. Enviar um segundo formulário em separado com as disciplinas restantes a serem dispensadas.

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