Coordenação

Coordenador: Prof. Dr. Roberto Vasconcelos Novaes

Subcoordenador: Paulo Roberto Coimbra Silva

Horário de atendimento ao aluno:

  • Terças: 14:00 às 16:00
  • Sextas: 14:00 às 16:00
  • Gentileza agendar previamente o atendimento com a secretaria do Colegiado

Plano de Ação 2023-24

1. Gestão Acadêmica e Institucional

1.1 – Análise do trabalho da gestão anterior
  • Ação: Discutir e analisar os resultados da gestão anterior com o objetivo de desenvolvimento de plano de ação para a gestão 2023-24
  • Quem: Coordenador, Subcoordenadora e Ex-Coordenador
  • Status: Concluído (mar/2023)
1.2 – Desenvolvimento de plano de ação
  • Ação: Planejar as ações da Coordenação para 2023-24
  • Meta: Plano de ação com indicadores público
  • Quem: Coordenação
  • Status: Concluído (abr/2023)
1.3 – Monitoramento do desempenho do curso
  • Ações: Monitorar os trancamentos e desligamentos, monitorar o número de reprovações, monitorar ingresso e saída de alunos em decorrência de reopção, divulgação do desempenho do curso
  • Meta: Elaboração de relatório semestral
  • Quem: Secretaria
  • Status: Em andamento
1.4 – Implementação de sistema para gestão de requerimentos não contemplados pelo SIGA e pelo SEI – Help Desk do Colegiado
  • Ação: Implantação de sistema de gestão de chamados para envio de documentos e análise de pedidos não contemplados pelos sistemas gerais da universidade, tais como documentação de estágio, TCC, aproveitamento de estudos e atividades complementares de graduação.
  • Quem: Coordenação, Secretaria e Setor de TI
  • Status: Concluído (mai/2023)
  • Observações: Implantação do sistema open source HESK nos servidores da Faculdade de Direito de modo integrado ao SSO do Minha UFMG. Acessível na página de Envio de Documentos e em https://sistemas.direito.ufmg.br/solicitacoes/
1.5 – Revisão das resoluções do Colegiado e redação do Regulamento do Curso
  • Ação: Análise das resoluções do Colegiado vigentes e adaptação às novas Normas Gerais de Graduação da UFMG e a consequente consolidação do Regulamento do Curso
  • Quem: Coordenação, Secretaria, Colegiado, Ex-Coordenadores e representação Discente
  • Status: Em andamento
  • Observações: Criada comissão de revisão e redação composta pela Coordenação atual, pelos últimos três ex-Coordenadores de curso, por servidor da Secretaria e pela representação Discente. Reuniões mensais em andamento.

2. Gestão Pedagógica

2.1 – Elaboração da Reforma Curricular e implantação da Formação em Extensão Universitária
2.2 – Elaboração de convênios e acordos com outras IES ou entidades da sociedade civil
  • Ações: Realização de contatos com entidades da sociedade civil e IES, redação e aprovação dos termos de cooperação técnica
  • Quem: Coordenação, Diretoria, entidades externas
  • Status: Em andamento
  • Observações: Aprovado pela Congregação da Unidade Convênio com a Fundação João Pinheiro (mai/2023); Realizada reunião com equipe do IPGC – Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades para elaboração de minuta de convênio;
2.3 – Participação nas avaliações institucionais no momento de aplicação do instrumento de pesquisa da CPA/Prograd
  • Ações: Elaborar e aplicar um instrumento próprio complementar de avaliação do curso; Divulgar as avaliações institucionais (CPA) para estudantes, docentes e servidores; Ampliar gradativamente a participação dos estudantes nas avaliações institucionais (CPA)
  • Metas: Aplicação de questionário anual de avaliação do curso; atingir a participação de, no mínimo, 25% dos egressos e 70% dos discentes atuais
  • Quem: NDE e Secretaria
  • Status: Em andamento
  • Observações: aplicado questionário de avaliação do curso destinado aos egressos (jun/2023)
2.4 – Incentivar a participação dos estudantes em eventos e espaços da universidade

Elaborado em abr/2023; Aprovado em reunião do Colegiado de Curso em 07/06/2023.

Avaliações de Desempenho