Em 1988, iniciava-se no Brasil, com uma nova Constituição, um novo projeto de sociedade: o projeto de uma República democrática, na qual fosse possível realizar justiça, liberdade e igualdade. Esse projeto, apesar de diversos obstáculos, foi sendo desenvolvido nos últimos 30 anos. Mas, desde o início de 2019, é exatamente esse projeto que vem sendo atacado por todos os lados.
Em outras palavras, é a República que está em risco entre nós. Por isso, na semana que vem, entre os dias 02 e 04 de outubro, estaremos reunidos na Faculdade de Direito da UFMG para uma ampla e ao mesmo tempo profunda discussão sobre os rumos atuais de nossa República e sobre os riscos que ela parece correr nos próximos anos.
Em um evento interdisciplinar, intelectuais do Direito, da Ciência Política, da Sociologia, da Filosofia e da Economia discutirão temas como a economia brasileira, a atuação do Poder Judiciário e do Ministério Público, o mundo do trabalho, o direito à moradia, o SUS e o direito à saúde, a segurança pública, as relações de gênero, as relações raciais, o passado ditatorial e sua sombra contemporânea, as novas teorias sobre o declínio democrático, a nova posição do Brasil nas relações internacionais e, sobretudo, os direitos humanos. E tudo isso sem falar no painel de abertura do evento, que contará com a presença de um dos fundadores da Ciência Política no Brasil, o lendário professor Wanderley Guilherme dos Santos.
Trata-se, sem dúvida, de um congresso ímpar, em sua densidade e em sua capacidade de oferecer um panorama bastante completo acerca dos problemas que nos atingem hoje e que nos devem seguir atingindo no futuro próximo.
Em homenagem a um dos intelectuais públicos mais importantes do país, o professor Juarez Guimarães, é assim que se delineia o congresso “30 Anos, e Agora? Direito e Política nos Horizontes da República de 1988”.