Comunicado do período de matrícula para 2021/2

Prezados(as) Alunos (as),

Conforme o Calendário Escolar da UFMG, no dia 20 de setembro terá início a matrícula online para o segundo período letivo de 2021.

O requerimento de matrícula da graduação para o segundo período letivo de 2021 estará disponível de 20 a 23 de setembro. O requerimento poderá ser enviado pelo app SiGAUFMG a partir do dia 20/09/2021 e pelo SiGA na WEB a partir do dia 21/09/2021. Priorize o envio pelo aplicativo, que pode ser baixado nos sistemas Android e iOS por meio do Google Play e da App Store.
Ressaltamos que o preenchimento, exclusivamente via navegador, do questionário de avaliação de desempenho didático de docentes, disponível de 30 de agosto a 23 de setembro, é exigido para a liberação de acesso ao requerimento de matrícula pelos(as) discentes.
A matrícula online de estudantes veteranos(as) de graduação poderá ocorrer, de acordo com a situação acadêmica, em até quatro fases:
1ª Fase (Obrigatória) – RESPONSABILIDADE DO DISCENTE
· Envio do Requerimento de Matrícula online (núcleo específico), exclusivamente via app SiGA UFMG: 20 de setembro.
· Envio do Requerimento de Matrícula online (núcleo específico) via navegador e app SiGA UFMG: de 21 a 23 de setembro.
· Análise dos requerimentos de matrícula: de 21 a 24 de setembro.
· Divulgação do resultado da 1ª Fase da Matrícula: 01 de outubro.

2ª Fase (Opcional)
· Envio do Requerimento de Inclusão de novas atividades (núcleo específico) em turmas com vagas: 06 e 07 de outubro.
· Análise dos requerimentos de inclusão de novas atividades (núcleo específico): 08 e 11 de outubro.

3ª Fase (Opcional)
· Envio do Requerimento de Matrícula em atividades de Formação Livre (núcleo geral) e Formação Transversal (núcleo complementar): 14 e 15 de outubro. As matrículas de Formação Livre são de inteira responsabilidade do discente. A secretaria não irá intermediar liberação de vagas com outros departamentos, a não ser nos casos específicos e analisados pela coordenação.
· Resultado da efetivação da matrícula para as atividades de Formação Livre (núcleo geral) e Formação Transversal (núcleo complementar): 18 de outubro..

4ª Fase (Opcional)
· Requerimento de Matrícula em disciplinas de pós-graduação (núcleo avançado) pelos(as) estudantes de graduação nos Colegiados de Cursos de Pós-graduação: 19 de outubro..
· Matrícula em disciplinas de pós-graduação (núcleo avançado) pelos(as) estudantes de graduação nos Colegiados de Cursos de Pós-graduação: 21 de outubro..

Em caso de dúvidas, o(a) estudante deverá consultar o Colegiado do curso ou o Manual do estudante – Matrícula, também disponível no link “Ajuda” do SiGA.

Certos da compreensão de todos(as), antecipamos agradecimentos.

Atenciosamente,

Mateus Augusto Silva
Secretaria do Colegiado de Graduação em Ciências do Estado.
Horário de Funcionamento: Seg-Sex, 10h-12h e das 13h-20h
Faculdade de Direito – Universidade Federal de Minas Gerais.
Ramal: 3409-8705/8653
E-mail: colgradce@direito.ufmg.br