Formação Complementar Aberta e/ou Formação Livre

Formação Complementar Aberta e/ou Formação Livre

Informações Adicionais:

No curso de Ciências do Estado, o aluno deve integralizar uma carga horária de 2520 horas, distribuídas ao longo de 8 semestres letivos.

  1. 1740h (mil setecentas e quarenta horas) estão destinadas às atividades de natureza obrigatória
  2. 480h (quatrocentas e vinte horas) serão integralizadas de forma flexibilizada, conforme opção do aluno.
  • Da carga horária flexibilizada, 60h (sessenta horas) serão cumpridas com a Formação Livre (em disciplinas eletivas de sua livre escolha, em qualquer outro curso de graduação ou de pós-graduação da UFMG).
  • As 420 horas flexibilizadas restantes serão cumpridas por meio de disciplinas optativas do curso. A integralização de créditos em disciplinas optativas por meio de ACG no Curso de Ciências do Estado
  • A pedido do aluno e mediante a aprovação de um plano de estudos por um professor-orientador e pelo Colegiado, 360h (trezentos e sessenta horas) da carga horária flexibilizada poderão ser cumpridas com a realização da Formação Complementar Aberta (em disciplinas de livre escolha do aluno, em qualquer outro curso de graduação da UFMG).

3.Em qualquer das duas modalidades indicadas, o aluno deverá também cumprir a carga horária mínima de atividades de estágio (300 h), bem como elaborar e defender o trabalho final de conclusão do curso.

Formação Livre

São disciplinas que não estão no grupo de disciplinas obrigatórias nem de optativas do curso. Estas disciplinas pertencem a outros cursos da UFMG (anteriormente eram denominadas “disciplinas eletivas”).

São disciplinas oferecidas em outros cursos e/ou unidades acadêmicas que podem ser escolhidas pelo aluno, de acordo com a oferta e disponibilidade de vagas.

Na configuração atual do curso de Ciências do Estado o aluno deve cursar, no mínimo, 60 horas/aula em atividades de formação livre que correspondem a 4 créditos.

Formação Complementar Aberta

A Formação Complementar Aberta permite ao aluno ampliar a sua formação em qualquer campo do conhecimento, com base estritamente em seu interesse individual.

O aluno pode escolher, para tanto, disciplinas de qualquer curso de graduação da UFMG, ou seja, disciplinas que não estão no grupo de disciplinas obrigatórias nem de optativas do seu curso.

Contudo, na FCA essas disciplinas devem ser escolhidas segundo um recorte de área de conhecimento complementar à formação em Ciências do Estado e possuírem conexão conceitual com o campo de Ciências do Estado.

Além disso, o aluno deverá ter um professor orientador que o auxiliará a propor um plano de estudos para a sua formação em um campo do conhecimento complementar e com conexão conceitual à sua formação em Ciências do Estado. O plano de estudos para a Formação Complementar aberta deverá ser autorizado pelo Colegiado do Curso.

No curso de Ciências do Estado, para obter o certificado em formação complementar, o aluno deverá cumprir uma carga horária mínima de 360h (trezentos e sessenta horas) em atividades acadêmicas curriculares dos cursos de graduação já existentes na UFMG.

  • A proposta deve ser discutida com o orientador acadêmico do aluno.
  • O aluno deverá solicitar também a orientação de um professor da área da formação complementar.
  • A proposta deve ter uma carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta horas) mas, recomenda-se incluir um número maior de disciplinas, pois a sua efetivação depende da existência de vagas.
  • Deve ser anexado um Plano de Estudos com uma justificativa clara do objetivo da formação complementar e sua conexão conceitual com a área de Ciências do Estado.
  • Devem ser anexadas ao Plano de Estudos as ementas das disciplinas propostas
  • Não poderão ser incluídas disciplinas de pós-graduação.

Formação Transversal

As Formações Transversais são atividades acadêmicas que abordam temáticas de interesse geral visando incentivar a formação de espírito crítico e de visão aprofundada em relação às grandes questões do país e da humanidade. O conjunto de Formações Transversais constitui um espaço comum de formação para todos os cursos de graduação da UFMG.

Uma Formação Transversal tem as seguintes características:

  • É formada por um conjunto de disciplinas que compõem um ‘mini-currículo’, abordando uma temática específica.
  • Sua carga horária total é de pelo menos 360 horas-aula.
  • Suas disciplinas são registradas normalmente no histórico escolar. O estudante que concluir uma Formação Transversal terá direito a um certificado próprio da formação.
  • São abertas a estudantes de todos os cursos de graduação da UFMG.
  • Podem ser utilizadas para integralizar a carga horária de Formação Complementar Aberta prevista nos cursos de graduação, a critério dos respectivos Colegiados.
  • As disciplinas de uma Formação Transversal também podem ser cursadas de forma avulsa, para a integralização de créditos de Formação Livre.

Para se matricular nas disciplinas das Formações Transversais, o estudante deverá apresentar sua solicitação durante a terceira fase da matrícula (matrícula em disciplinas de formação livre).

Atividades Complementares

Atividades Complementares são atividades extracurriculares desenvolvidas pelos estudantes para ampliar os horizontes de sua formação, de forma a incluir atividades formativas desenvolvidas junto a públicos diversificados (diferentes dos colegas de curso), ministradas por especialistas diversificados (para além dos docentes de seu curso), em espaços coletivos nos quais a dinâmica do conhecimento seja trabalhada com conteúdo e formato diferentes daqueles adotados em sala de aula.

Contato

Horário de atendimento: Seg a Sex: 08:00 –  19:00

Telefone: 3409-8705/8653
Email: colgradce@direito.ufmg.br

Localização das Aulas